segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Promessa é divida

Há alguns posts abaixo eu estava dizendo que se tomasse um chifre ia cobrar multa, porque terminar talvez seja uma reação forte demais. O que me incomodaria seria um caso, não uma chifrada avulsa e sem mto significado. Daí a Dani comentou que tentaria propor um relacionamento aberto ao invés de ter que pagar multa. E eu disse que esse era assunto pra outro post, que aqui está.

Primeiros vamos à definição: o que seria um relacionamento aberto?

Caso 1: Os dois podem ter outros relacionamentos.

Isso daí é complicado, porque com a correria em que vivemos atualmente já não dá pra dar conta nem de um. Imagine ter várias sogras pra agradar, várias festas de final de ano pra ir e vários presentes de Dia dos Namorados pra comprar? Namorar/casar exige exclusividade. Ainda mais quando se tem filhos.

Isso só seria possível se vivessemos em outro tipo de organização social, como a dos índios, em que a propriedade privada é praticamente inexistente. Eles não possuem nada nem ninguém, e nós não sabemos viver sem possuir. Por isso é difícil que esse tipo de arranjo dê certo.

Caso 2: Os dois podem esporadicamente dar uma "variada".

Acho que essa é a definição mais comum do que é um casamento aberto. Exige um certo desprendimento de ambas as partes que eu não acho ser mto fácil de acontecer. Tem que ser mto seguro de si e do próprio relacionamento para que tal acerto não se transforme em uma guerra. E se está todo mundo tão seguro e tudo está tão bom, será que o desejo de variar pode florescer? Só posso falar de mim: não. Todas as vezes em que essa vontade apareceu foram por dois motivos: porque eu encontrei alguém bem melhor ou porque já não estava mais satisfeita com o que tinha. Na verdade esses dois motivos sempre vieram juntos, e eu não sei se é coincidência.

Já li várias vezes que as mulheres são bem diferentes dos homens nesse quesito. Que pra gente desejar alguém é preciso ter algum tipo de envolvimento emocional. Já pra eles desejarem alguém só é necessário que a outra pessoa tenha certas características anatômicas bem básicas, e vcs sabem qual é. Então acho que o relacionamento aberto é difícil exatamente por isso: homens e mulheres desejam por motivos bem diferentes. As mulheres terão mto mais possibilidade de sair em desvantagem, porque 1 - não vão aproveitar tanto a "variada" e 2. vão ficar morrendo de ciúmes, porque pra elas o desejo está atrelado ao amor. A única maneira da mulher tirar vantagem de um relacionamento aberto é se ela não está mais nem aí pro namorado, marido etc.

Acho que há grande probabilidade de um relacionamento aberto funcionar em um relacionamento gay masculino. Não no feminino, porque daí é encanação em dobro.

Soluções:

- Para os dois: flerte. Não machuca ninguém e dá aquela sensaçãozinha de frio no estômago que a gente tanto sente falta.
- Para ele: Internet. Dá pra dar uma bela variada virtual, sem maiores estragos (de preferência lembre-se de apagar o histórico).

E sabe tb quando talvez seja uma boa propor uma relação aberta? Qdo os dois já são mais amigos do que amantes e nem rola mais nada mas os dois curtem apenas a companhia um do outro (geralmente acontece qdo os dois estão casados há milênios).

Resumindo: eu mesma nunca estive em uma situação em que um relacionamento aberto fosse possível. Sempre que me interessei por outro é porque a coisa já tinha acabado. E se acabou, pra que continuar?

E aí Dani, concorda?

4 comentários:

yellowpost disse...

uow!
que post ein!

Caso 1.

Bom, em relação a correria, com certeza seria bem complicado manter tais relações.Imagine, voce teria que ter uma agenda pras outras pessoas, quando uma só nossa 'agenda' cotidiana não dá conta!
Sabe que uma vez estava pensando sobre propriedade privada e me passou pela cabeça que a nossa organização social leva isso pra tudo, e pros relacionamentos sentimentais é meio trash achar que o outro é sua propriedade...
mas isso é uma construção cultural mesmo.

yellowpost disse...

Caso2.

Uma vez falavamos de achar a tal pessoa completa, que possua tudo o que procuramos em uma só, lembra Isa?

Aí é que tá, esse mundo é tão grande e tem tanta gente interessante, mas fato é que o interessante varia né, tem fases que você procura uma coisa e fases outra. Hora vc se identifica com uma pessoa, hora não mais...O bom disso é que você tem a prova viva de que você está em constante transformação! Daí vai achar alguém, ou ser alguém que esteja disposta a acompanhar toda e qualquer transformação. Uma coisa que minha vó me disse uma vez: Ah, complicado é achar alguém que te conquiste todo santo dia, e complicado tbm é você conseguir conquistar alguém todo santo dia!!!

Eu sempre achei muito egocentrismo você estar numa relação e dar uma variada, sabendo que no dia seguinte tinha alguém pra voltar, ligar e fazer todo o blá blá blá.Se a pessoa que você tá te satisfaz em n sentidos não vejo muito porque! Mas seria muita hipocrisia dizer que nunca fiz isso, mas eu aprendi e não faço mais.

Em relacionamentos gays não vejo muita diferença não, porque acredito que o sentimento é o mesmo! É de se pensar!

Flertar é bom demais, na verdade essencial!!! Por isso acho que podia existir alguém que esse frio na barriga fosse constante!Pois na maioria das vezes esse frio na barriga te leva a cometer loucuras, a curiosidade bate!!!


Meu comentario já tah virando um post! hahaha

Ai Isa, vc escreve muito viu!=)

E preciso te mandar um email parte 2 pra vc palpitar!!hahah

Isa disse...

Danita: mto obrigada, mas eu nem acho que esse post saiu isso tudo não.

Agora tive um onho assim, profundo, que me fez pensar na validade desse post.

Não sei mto bem se é verdade que toda vez que qdo outra pessoa me chama a atenção é pq meu relacionamento já foi pras cucuias. Na verdade seria ótimo se pudésemos dar vazão a todos nossos desejos, mas será que gostaríamos que os nossos parceiros se comportassem da mesma forma?

Não conheço uma solução pra esse tipo de situação. Trair é um problema pq tb faz a gente se sentir um lixo depois. Acho que o negócio é segurar o tchan mesmo. O problema é que nem sempre é possível. Existem forças que são maiores que a gente.

A questão mesmo acho que está na propriedade privada. A família como a gente conhece é um produto da propriedade privada. Pq se vc trai, está arriscando dividir os recursos do seu parceiro com outro pool genético. Pensa bem: pq que com amigos não temos o mesmo lance? Poderia ser assim tb com namorados, imagina. é claro que sempre tem um preferido, mas a gente poderia variar sem maiores problemas. Apesar de que existem pessoas que são super possessivas com amigos tb...

Dani, relacionamento aberto ainda não é pra esse mundo. Talvez pro próximo.

Isa disse...

Ah, "onho" quer dizer sonho.