quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Em boa companhia

Duas da madrugada. De novo. Parece que isso sempre acontece qdo eu quero dormir cedo. Só que ficar rolando na cama me mata de tédio, então eu prefiro ler. O que no momento atual é até bem-vindo, já que eu andava numa fase mto inculta.

Acabei de acabar (!) de ler o Raízes do Brasil, livro do Sérgio Buarque de Hollanda, que pra quem não sabe é/era pai do Chico (Buarque, não Bento). Qdo eu voltei pra cá fiquei tão perplexa que eu tive um profundo desejo de entender o porquê dessa zona. Daí meu pai me receitou essa belezinha.

Vou falar bem por cima, tá? Basicamente (mto basicamente mesmo) ele diz que o problema do Brasil é que ainda não nos livramos por completo do nosso passado rural, centrado na família patriarcal. A cidade chegou aqui tardiamente, e mais por vergonha de tanto atraso do que pela vontade do povo. Então aqui fica tudo entre amigos, sabe como é? Tudo mto pessoal. Tudo mto cordial (vindo do coração, tanto para amar qto para odiar). Ele opõe a cordialidade à polidez (que é uma forma agradável de manter as distâncias). E diz que o governo é só um reflexo desta cultura de personalização. Em uma carta sua anexada no final do livro, ele prevê que o homem cordial esteja em vias de extinção.

Chega de ser caipira! Eu não vejo a hora...

Gente, não pensem que eu voltei metida dos EUA. Voltei indignada mesmo.

2 comentários:

improvise disse...

Nossa Isa, esse livro é muito bom!Mas tem um pra entender essa zona que é ótimo: O Povo Brasileiro, do Darcy Ribeiro. Vale muito a pena ler, nele entendi a base da cultura mesmo, um povo em busca de uma identidade. Hoje por exemplo tá todo mundo querendo se classificar em branco, preto, pardo, mas me diz, quem no Brasil é 100%branco, preto ou pardo, se a nossa civilização é a mistura de todos??

Ah,você já leu A Cidade e as Serras??? Caramba, o livro é ótimo, tenho certeza que vc vai gostar!!!

Isa disse...

Nõ li nenhum dos dois Dani, mas vou por na minha lista já! De quem é a Cidade... mesmo? Conta mais... Bjos!