sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Bom sofrimento pra vcs!

Agora estava lendo a Trip deste mês, que aliás está imperdível. A Trip mesmo, não a Tpm. Outro "aliás": a Trip é tããão melhor que a Tpm... Tinha até me esquecido, pois depois que lançaram a versão feminina eu desencanei da outra. A proposta da Tpm é bem legal, uma revista feita para mulheres mais modernas e não tão fúteis, mas a verdade é que a publicação ainda peca por excesso de superficialidade. O pior é que eu ainda nem curto mto a parte de moda. Nesse quesito prefiro a Marie Claire.

Então, o tema desta edição da Trip é sustentabilidade. Eu li e fiquei levemente deprimida e abalada. Embora a gente já saiba que do jeito que está não vai dar pra continuar MESMO, nossas atividades cotidianas, como quase sempre, acabam nos afastando do que é de real importância.

Mas eu não quero falar de ecologia agora. Quero falar de sofrimento. Uma das matéria é dedicada a uma tribo indígena cujos homens tratam de aumentar seu pênis por meio de picadas (ou seriam picaduras?) de uma certa formiga. Disse que dá uma dor danada e que desde cedo os meninos já fazem o tal procedimento. Sempre que eu ouvia sobre rituais de iniciação doloridos eu ficava morrendo de dó e me perguntava pra quê. Talvez eu tenha achado a resposta.

Ao comprar a Trip tb comprei uma série de DVDs chamada "Filosofia para o dia-a-dia", lançada pela Vida Simples e apresentada pelo Alain de Botton, que eu adoro. Ele é tipo um Professor Pasquale da filosofia, trazendo o assunto para esferas mais práticas da vida e popularizando o tema. Um dos capítulos é sobre Nietzche e o sofrimento. Nele o pensador diz ser essa emoção necessária para qualquer atividade de maior significância. Era dele a frase: "o que não me mata me torna mais forte". Nietzche condenava tanto a igreja como o álcool por tentarem eliminar tão necessário e produtivo sentimento. Ele mesmo sofreu pra cacete, coitado.

Como já dizia Pessoa: quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor.

3 comentários:

yellowpost disse...

Cadê o post sobre relacionamento aberto???

yellowpost disse...

aih Isa, como é bom não fazer nada...hoje não tem aula e eu to aqui escutando musica e olhando o toró que vai cair da janela, comendo pipoca e assistindo bizarrices no you tube..e vc ai trabalhando!! hahaha

beijos

Isa disse...

Trabalhando?!? Como assim?