quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Banheiro do Papa


Mais filme: agora acabei de ver esse citado aí no título, mto mto bom, recomendo. A história se passa no Uruguai, em um lugar mto próximo de onde veio toda a minha família (e o país onde minha vó paterna nasceu). Baseado em fatos verídicos, conta sobre a ocasião em que o papa foi visitar a pequena e pobre cidade de Melo. Todos os moradores resolvem se preparar como podem para tão especial ocasião, onde esperam faturar alto vendendo comida para os visitantes. O personagem principal então tem a genial idéia de construir um banheiro, pois com tanta comida era lógico que haveria demanda, né?

O filme todo gira em torno dessa preparação e do homem tentando levantar dinheiro pra levantar o banheiro no quintal. Mas é TANTA pobreza... Dá dor no coração... Principalmente pq meu pai me lembrou que minha avó tinha crescido numa casa mto parecida com aquela do filme, sem nenhum isolamento para o inverno rigoroso lá do Sul, e que suas mais duras lembranças são as do frio que passava. Como tem gente pobre e sofrida nesse mundo... Eu tenho pensado mto nisso. E meu pai comentou algo mto verdadeiro: o pior de tudo é ter que perder a dignidade (ou porque não te respeitam como pessoa ou pq vc tem que fazer qq coisa pra ganhar uns trocos).

Quando eu fui buscar o filme na locadora, conversei um pouco com o dono, que a comprou com mto suor depois de trabalhar como balconista em várias outras aqui da vizinhança. Meu pai o conhece há anos. Eu estava lhe parabenizando por ter conseguido conquistar seu próprio negócio, e ele me disse que adora o que faz, mas que não era fácil, não. Que cada DVD custa em torno de CEM REAIS e que as distribuidoras mtas vezes o obrigam a adquirir um pacote pré-determinado de filmes.

Isso que eu fico puta: pra que tanto lucro em cima dos outros? Será que não dá pra dividir melhor esse negócio não? Eu detesto soar comunista, socialista, sei lá, acho que esses modelos não funcionaram, mas é aquilo que Marx dizia: os donos dos meios de produção explorando os trabalhadores, que não têm outra saída. Quando o ser humano vai parar de ser pão-duro? Custa ter, sei lá, uma Zafira ao invés de uma BMW? Qual a diferença??? Custa ter uma lancha ao invés de um iate? Custa comprar na Zara ao invés da Daslu? Eu realmente acho que quem montou o negócio todo, quem teve a idéia e conseguiu os meios deve ter uma naco maior da coisa, mas não TÃO maior. É esse justamente o problema dos países mais atrasados. Nos EUA claro que existem diferenças sociais, mas como já disse mtas vezes: lá a elite é mais responsável e valoriza bem melhor o trabalho de pobre. Ainda assim acho que mesmo eles têm mto o que melhorar.

Freqüentemente me pego considerando o luxo um problema. Mas por outro lado não seria o luxo que traz avanços para a sociedade? Antes geladeira, máquina de lavar, carro, avião, era tudo luxo. Vejam o que aconteceu com os países comunistas, que queriam todo mundo igualzinho: estagnação total.

Mtas vezes eu não sei o que pensar...

Sem comentários: